LEGO® – Aprender a brincar (a sério)

Não sei se já tinha partilhado convosco mas adoro LEGO® e toda a filosofia inerente ao conceito da marca. É por isso, que o uso nas minhas aulas. O LEGO® não é só uma ferramenta de brincadeira mas sim um recurso de aprendizagem.

E porquê?

Porque a brincar também se aprende, praticando e consolidando algumas das competências comportamentais e comunicacionais, logo as crianças estão envolvidas e desafiadas. Pois bem, é neste processo que o LEGO® faz magia!

Através de atividades divertidas de curta duração, as crianças podem exercitar a memória, praticar movimentos novos e explorar a sua criatividade e imaginação tridimensional.

Para além disso, permite:

  • Aplicar e materializar o processo de aprendizagem comunicacional;
  • trabalhar a linguagem ao contar histórias que os vão ajudar a comunicar com os outros e a expressar as suas ideias;
  • resolver problemas e tomar decisões: manter o foco e a lembrarem-se constantemente da tarefa que lhes foi proposta, estabelecer objetivos e fazer planos, ter ideias criativas e refletir no que fizeram e como o fizeram.
  • trabalhar em equipa: em conjunto com outros colegas, partilhar material, aprender com os outros e com as suas ideias e saber lidar com diferentes papéis e responsabilidades.

Esta é uma atividade que pode ser adaptada às habilidades e interesses de cada criança ou grupo de crianças.

E esse LEGO® já está espalhado em cima das vossas mesas?